home bio releases bands distro how to order contact zine tours f.a.q. links interviews / entrevistas reviews / resenhas

Entrevista: Unfit Scum
por Rafael Karasu (rafael@karasukiller.com)


06/2011

Unfit Scum

01-Fale um pouco da história da banda, discografia, primeiros shows. E qual é o significado do nome?
Jeferson: UNFIT SCUM foi trazida a vida em 2009 por eu, Murilo e Marcelo depois de algumas conversas sobre como a galera está tocando algo totalmente diferente daquela coisa crua e simples que era o hardcore; Nós queríamos trazer de volta aquele som simples nervoso, desafinado, rápido e totalmente distorcido do começo dos anos 80;o que para nós foi bem fácil, porque assim como os caras daquela época ,nós temos a raiva, mas não temos o talento. Sobre o nome ,nós escolhemos UNFIT SCUM (a escória que não se enquadra ,escória indesejada...) porque como a galera está tão a frente musicalmente falando ,uma horrível banda como a nossa só poderia ser indesejada ,e não se enquadraria ,portanto achamos UNFIT SCUM o nome perfeito. Thomas do NUCLEAR FRÖST juntou-se a banda para segurar o baixo ,assim tínhamos a primeira formação ,e gravamos a primeira demo que foi disponibilizada em um tape chamado “CHAOTIC MAD BLASTS” junto com: UNCURBED (SUÉ.),DEAD NOISE (EUA) ,URBAN HEAD RAW(JAP),THE HELPLESS(EUA). Fizemos nossa primeira gig que foi uma pura demonstração de barulho horrível que para nossa surpresa teve uma ótima aceitação ,nosso tape foi esgotado rapidamente. Então Thomas sai e Diego (SOCIAL CHAOS) o substitui ,desde então a formação consiste de : JEF guit / voc ,MURILO voc ,MARCELO a.k.a. BURCHAUSER bateria ,DIEGO baixo. Nós estamos fazendo ótimas gigs com bandas como: SKARNIO,NUCLEAR FRÖST,DEFY,LIXO ATÔMICO,ARMAGEDOM,PELIGRO,BRAIN DEATH,BESTHÖVEN,SOCIAL CHAOS,WHIPSTRIKER,DARGE(JAP),WARCRY(US),SUIT SIDE VS VEDA PLIGHT(BEL),nossa caminhada continua ,estamos planejando nosso primeiro full length, e em breve em nossas mãos cds / lps coletâneas e tapes também, selos interessados em lançar material da banda, entre em contato.

02-Do que se tratam os temas abordados em suas letras? Como é o processo de composição?
A estupidez mundial é o que me inspira escrever as letras, elas quase sempre são feitas antes dos riffs . A maioria das letras lida com a banalidade dos jovens de hoje, escravidão pela tecnologia, internet e aparelhos eletrônicos, eles já não pensam por eles mesmos, a “atitude de download” os fazem patéticos.

03-Quais são as maiores influências de vocês?
TATUERADE SNUTKUKAR,TOTAL ARMSVETT,BOMBANFALL,AB HJÄRNTVÄTT,BEDRÖVLERZ,ASOCIAL,CRUDE SS,ANTICIMEX,SVART PARAD,KAAOS,KUOLEMA,SEKUNDA,JÄRJESTYSHÄIRIÖ,MARKKINOINTIOOERAATIO,CONFUSE GAI,KURO,STATE CHILDREN,GUDON,TRANQUILIZER,GAUZE,DISORDER,EXTREME NOISE TERROR,DISCHARGE…

04-Todos os membros da banda têm trabalho ou vivem de música? Qual é a maior dificuldade de se ter uma banda no Brasil?
Se você não tocar com uma banda de rock comercial ,emo ,samba ou alguma besteira similar ,esqueça sobre ganhar $$ com musica aqui, nós todos temos que trabalhar muito e pagar todos impostos super abusivos que só o Brasil tem. Nós tocamos no nosso tempo livre, e não ganhamos nenhum $$ por isso, ao contrário, nós gastamos e gastamos muito. Sobreviver à rotina assassina brasileira com todo o stress, impostos, etc... eu acho que esta é a maior dificuldade de ter uma banda por aqui.

05-E a atual fase do underground brasileiro, o que tem de bom e o que tem de ruim. Há um apoio? Qual é a opinião de vocês sobre a cena punk/hardcore de São Paulo ?
Prensar material por aqui (especialmente vinyl) é absurdamente caro, para ter material lançado, bandas precisam tentar buscar apoio de selos fora do Brasil ou tentar uma outra forma dentro do esquema D.I.Y. Eu vejo boas bandas novas ultimamente e mais pessoas estão se envolvendo com o hardcore, noise, grindcore... este é o ponto bom na minha opinião, por outro lado, ainda existem as divisões, os pseudo extremistas, pessoas que vão as gigs somente para ficar chapados, apoiam somente bandas famosas... foda-se eles, este é o ponto ruim.

06-Em quais outros projetos os membros da banda estavam e estão envolvidos?
Marcelo tocou com várias bandas de hardcore /crust e inclusive a cultuada CATARRO BRUTO, o Murilo nunca tinha feito parte de nenhuma banda antes, Diego também tocou com várias bandas dentro do estilo hardcore/crust/grindcore, e a agora ele está tocando também com o HÖMELEESS e o SOCIAL CHAOS, eu toquei com várias bandas no de hardcore/crust /noise/grindcore, algumas como: TOTAL DESGRAÇA,TAPASYA,ROT etc, agora também faço parte de um projeto chamado HELVETIN VIEMÄRIT (hardcore crú influenciado por bandas finlandesas dos anos 80).

07-O que os membros da banda ouvem atualmente?
Agora mesmo, eu estou ouvindo o JÄRJESTYSHÄIRIÖ dt ’82 EP, que está no meu toca discos por vários dias; Normalmente eu gosto de bandas velhas ou bandas que parecem com as velhas, eu também estou arruinando a minha audição com a demo do ASOCIAL TERROR FABRICATION, (JAP) com um vocal que soa extremamente parecido com os vocais do sr. Richard M.Walker (também conhecido como o vocalista do SORE THROAT), mal posso esperar para pegar o 7” EP deles. Também peguei o EXTREME NOISE TERROR – LAW OF RETALIATION LP e ROT / AGATHOCLES Split TAPE, material assassino!! , algumas pessoas dizem que o E.N.T. novo nada mais é do que uma cópia do E.N.T. velho e o AGATHOCLES é clichê porque eles continuam a tocar o mesmo grindcore simples desde o começo, Bem estas pessoas estúpidas, nada fazem além de espalhar besteiras sobre qualquer coisa, quero dizer, se estas bandas estivessem tocando algo mais sofisticado e metalizado, eles estariam reclamando do mesmo jeito, patético! , para você que critica estas bandas, eu deixo o meu FODA-SE! ,estas bandas mantem a verdadeira essência underground.

08-De 2003 para cá está surgindo uma nova safra de bandas punk/hardcore no Brasil. Como vocês enxergam essa renovação? Quais vocês consideram os destaques?
Sim,vou mencionar algumas da minha area: NUCLEAR FRÖST,SPEED KILLS,FRUSTRAZIONE,BRAIN DEATH,STENCH OF DEATH,HÖMELEESS,DEFY,KRONI,VINCEBUZ…

09-O que vocês seriam caso não existisse o punk/hardcore em suas vidas?
Talvez apenas outro cidadão comum, estressado, vazio? , desculpe-me eu realmente não sei.

10-Cada vez mais se fala da corrupção, violência e desemprego no Brasil, que futuro você vê para o país?
Brasil é um pais muito bonito, eu quero viver aqui até o fim. Um pais com pessoas amigáveis que eu amo. Infelizmente o Brasil é governado e controlado por ladrões, assassinos, traficantes, gananciosos bastardos ... todo tipo de atrocidade é espalhada por aqueles estão no poder por aqui, eu garanto que a realidade é ainda pior do que aquilo que você vê no noticiário. Eles dizem que a ditadura acabou a anos , bem eu acho isso ridículo, políticos podem roubar-nos, policiais podem matar a vontade e não há punição para eles, este é o pais da corrupção. O futuro é um pais maravilhoso a beira da destruição total, fome, morte, doenças... Triste nisso tudo é que não se trata de um futuro longínquo, isso já acontece.

11-Como você gostaria que fosse o Brasil?
Eu tenho certeza que o Brasil seria um dos melhores lugares no mundo se não fosse toda a merda que mencionei na ultima pergunta, mas também sei que isto é simplesmente impossível, trata-se de humanos, você sabe humanos tendem a foder com tudo ao seu redor.

12- o que você conhece do Japão? O que você admira nesse país?
Infelizmente eu nunca estive lá, o pouco que sei é o que amigos me falam,e o que vejo na tv e na internet. Eu preciso ir lá algum dia, eu quero conhecer mais que o sake syoucyou, a cerveja asahi vendidos aqui e mais que o boletim semanal sobre fukushima.

13-Muitas bandas brasileiras querem tocar no Japão, qual a possibilidade do Unfit Scum fazer uma turnê por aqui?
Com certeza cara, nós gostariamos de ir também, só precisamos de mais tempo para organizar tudo, e você sabe, conseguir vistos para o Japão ou EUA é bem difícil para brasileiros. De qualquer forma seria ótimo ver grandes amigos, tocar com algumas das bandas que nós mais respeitamos e conhecer lendárias cidades como Osaka, Tokyo, Gifu, Kyushu, Mie, Nagoya, Hiroshima, Tsuyama,Fukuoka...

14-O que vocês conhecem sobre a cena hardcore japonesa? Que bandas japonesas vocês mais gostam e o que impressiona nelas?
Eu gosto do jeito que os discos e gigs japonesas acontecem sem atrasos; Organisadores e selos tem grande respeito pelas bandas e pessoas envolvidas nisto, este respeito e organização me impressiona; Aqui acontece simplesmente o contrario, é bem difícil encontrar selos que apoiem as bandas e sobre as gigs, sempre atrasadas e com equipo inferior. Sobre as bandas japonesas que eu gosto hmm, a lista é infinita, eu gosto de praticamente tudo, desde o hardcore tradicional, burning spirit ,kyushu noise style, ao crasher crust, grindcore etc. algumas bandas: TYPHUS,G-ZET,LIP CREAM,IKKASHINJU,DEADLESS MUSS,GAUZE,KURO,OUTO,GUDON,GAI,SIEG HEIL,CONFUSE,SWANKYS,GISM,CROW,SO WHAT,THE RUSTLER,THE SEXUAL,JYUDEN SOUCHI,STATE CHILDREN,ZOUO,TETSU ARREY,THE EXECUTE,DEATH SIDE,S.D.S.,FRIGÖRA,DECEIVING SOCIETY,FRAMTID,DISCLOSE,EFFIGY,CONTROL,SENSELESS APOCALIPSE,UNHOLY GRAVE,GLOOM,DISPROVE,LAUKKAUS,BATTLE OF DISARM,G-SPOT,MAMBIKI CHOCOLATE,TRANQUILIZER,A.T. DET,JANKY,”Z”… para citar apenas algumas.

15-Que mensagem vocês têm a passar para os leitores japoneses e os fãs do Unfit Scum por aqui?
Tudo está ficando cada vez mais banal, as pessoas e bandas estão cada vez mais perdendo sua personalidade, vendendo-se, perdendo sua verdadeira essência. Os dias estão passando e hoje nós somos apenas alguns da grande cena que costumava existir. A alienação da era digital, a moda e a rotina assassina dos dias de hoje estão esmagando nossa revolta. Porém ainda assim existem pessoas que acreditam e tem interesse em uma cena forte, minha mensagem é para estas pessoas, eu quero dizer que aqui do outro lado do mundo, tem pelo menos algumas pessoas com ideais similares. Nós temos que tentar encontrar uma forma de unir nossas forças e seguir em frente a qualquer custo. Permaneçam fortes!

Contato:
unfitscum@hotmail.com
www.reverbnation.com/mongrelbastard