Interview: Social Chaos
by Rafael Karasu (rafael@karasukiller.com)
originalmente publicado no EL ZINE (Japan) "Unfinished Conspiracy" Vol.11
2011/02
Social Chaos
1-Fale um pouco da história da banda, discografia, primeiros shows. E qual é o significado do nome?
O Social Chaos surgiu exatamente no final de 2001 quando deixei o FDS, banda que ajudei a fundar em 1989 e fazia a vocal, temos bastante matérias registrados mas poderia citar para mim os mais importantes que são nosso primeiro LP split com a banda CHC e nosso mais atual álbum *Ciclo da Traição* e o nome apesar de sua simplicidade espelha toda a desorganização de uma sociedade falida e vendida para o sistema capitalista, nao se importando com o presente, não se importando com tudo que um passado sujo lhe ensinou e assim condenando seu futuro, e o caos social.
2-Do que se tratam os temas abordados em suas letras? Como é o processo de composição?
Tudo que nos esfola vivo no dia a dia como a falta de respeito pela vida, exploração animal, destruição do nosso planeta, violência gratuita e por ai vai, nossas composições começam sem nenhuma previsão, e apenas um momento é uma criação, assim que funciona.
3- Todos os membros da banda têm trabalho ou vivem de música? Qual é a maior dificuldade de se ter uma banda no Brasil?
Todos membros da banda estão sempre fudidos, na maior parte do tempo desempregados e procurando o que fazer para manter a banda na ativa, pois muito dinheiro tem que ser usado para manter ela respirando e sobrevivendo, não vivemos da banda isto e óbvio, mas investimos muito para alertar e manter viva a chama da resistência pela liberdade, esta é a única forma de se ter uma banda no brasil.
4- Quais são as maiores influências de vocês?
Nossas influências como já havia dito, apenas a necessidade de através de uma maneira de expressão, no caso a música, colocar para fora toda essa opressão causada pela pressão que sentimos todos os dias, somos influenciados pelo caos, agora musicalmente influenciados por todas as bandas desde que tem notícia de rebeldia ate os dias de hoje.
5-E a atual fase do underground brasileiro, o que tem de bom e o que tem de ruim. Há um apoio?
Muito acontece por aqui, muitas bandas, zines, galera engajada na causa, mas tudo muito mutável, ainda muito influenciado e tal.. temos aqui uma cena que poderia ser muito maior se o apelo imperialista estivesse um pouco mais ausente, se o apoio a cena local existisse em maior escala, mas acaba sendo sempre o mesmo, a galera mais antiga anda mantendo a cena funcionando, com suas bandas sempre mais ativas ou abrindo espaços para que se possa existir uma amostra da cena mais palpável e menos virtual.
6- Cada vez mais se fala da corrupção, violência e desemprego no Brasil, que futuro você vê para o país?
Não precisa pensar muito para saber que um país que caminha entre essas condições,futuro? não concordamos com nada que acontece por aqui, fazemos nossa parte!!!
7-O Social Chaos pode ser considerado uma das bandas mais respeitadas da cena de São Paulo. Quando vocês começaram a banda, imaginavam que poderiam alcançar essa grande repercussão tanto em São Paulo como mundo afora?
Na verdade não acreditamos que somos grandes e tal, acreditamos sim que a cada dia que se passa exista mais respeito pelo trabalho árduo que fazemos, sempre somando mais um aliado, uma outra pessoa que passe a também caminhar ao nosso lado, tudo que conquistamos no tempo que a banda existe nunca foi previsto pois sabemos bem o que buscamos, sempre lembrando que muitas vezes para se alcançar algo aqui no Brasil como banda tem que ser através de um bom reconhecimento fora daqui,isso é triste.
8-Quantas turnês européias o Social Chaos já fez? Quais países a banda já tocou? Nos fale Sobre a Turnê Européia desse ano!
Temos 3 turnês feitas, 2005, 2009, 2010 pela Europa, todas elas foram longas….Vou tentar citar todos países que já passamos. Alemanha, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Bélgica, França, Itália, Austria, Luxemburgo, República Checa, Croácia, Polônia, lituânia, Eslováquia, Eslovênia, talvez tenha me esquecido de algum laughs, sobre a turnê deste ano de 2010 optamos em estar na europa no mês que acontecem os grandes festivais de verão, o que não foi difícil de conseguir estar dentro pelo conhecimento que os organizadores dos festivais tem pelo nosso trabalho em toda Europa, acabamos estabelecendo meta estar dentro de alguns grandes festivais e a partir deles estar organizando o restante da tour, nessa tour tivemos oportunidade de estar dentro de festivais grandes como Obscene Extreme Festival [ cz ], Puntala Rock Festival[ Finlândia], Monte Paradiso festival[ Croácia ], Vive le punk [ França ], Break the Silence [ Alemanha] entre outros, e estar dividindo o palco com grandes e consideradas bandas como, Active Minds, Oi polloi, Doom, D.R.I., Raw Power, isto apenas citando bandas mais antigas sem esquecer de todas as bandas e pessoas que estiveram muito presentes em nossa turnê podendo citar a banda Thrash Punk de Berlin Katyusha.
9- O que o punk/ hardcore significa em suas vidas? O Social Chaos pode ser considerado um grupo punk/hardcore tanto na sonoridade como na postura?
O punk representa para nós um grande portão aberto para nossa liberdade, somos uma banda de punk sim na essência, apenas mais atualizada.
10-O que os membros da banda ouvem atualmente?
Dificil de citar, mais facil de se imaginar, risos!
11- Além de tocar no Social Chaos, vocês possuem bandas paralelas, como conseguem dedicar-se da mesma forma em todas elas?
Não temos outras bandas.
12- Muitas bandas brasileiras querem tocar no Japão, qual a possibilidade do Social Chaos fazer uma turnê por aqui?
Sim muitas querem, mas existe um grande muro entre querer e estar aí, os custos são muito altos, mas este é nosso próximo grande passo, planejamos desde já estar no Japão em 2012 para uma grande turnê.
13- O que vocês conhecem sobre a cena hardcore japonesa? Que bandas japonesas vocês mais gostam e o que impressiona nelas?
Sempre tive grande admiração pela cena japonesa, desde a metade dos anos 80 que escuto e apenas lembrando algumas como Gauze,Lip Cream, Systematic Death, S.O.B, Execute, que sempre me impressionou nas bandas japonesas é a velocidade, qualidade sonora, e a pegada japonesa que como a brasileira ou a finlandesa tem suas características e seu jeito todo especial de ser.
14- Que mensagem vocês têm a passar para os leitores japoneses da EL ZINE e os fãs do Social Chaos por aqui?
Ai galera do Japão, sou um grande admirador da cena dai, esperamos ter a oportunidade de estar no Japão um dia e mostrar para vocês toda ira e revolta do Social Chaos , cheers and freedoom!!!
Contato:
socialchaos@uol.com.br
www.myspace.com/socialchaos01