home bio releases bands distro how to order contact zine tours f.a.q. links interviews / entrevistas reviews / resenhas

Entrevista: Lobotomia
por Rafael Karasu (rafael@karasukiller.com)

Fotos: Marcelo Shina

originalmente publicado no EL ZINE (Japan) First Conspiracy Vol.4
2010/03

Lobotomia

1-Apresentem aos japoneses quem forma o Lobotomia hoje em dia.
O Lobotomia hoje em dia é formado por Grego(Unico da formação original)Batera; Eu, Markon(que estou desde 88) no Vocal,Fralda(ex-Ratos de Porão)Baixo e André Criança(que toca no PRESTO?)na Guitarra

2-Fale um pouco da história da banda, discografia, primeiros shows. E qual é o significado do nome?
A Banda teve seu inicio em meados de 1984. Os primeiros shows se realizavam de forma bem precária aparelhagem de péssima qualidade e grana nenhuma,mas era o que tinha na época e já era muita coisa. A primeira gravação saiu na coletânea Ataque Sonoro(1984), depois veio o disco LOBOTOMIA (Só os Mortos não Reclamam,1986), outra coletânea Independência ou Morte(1988) e o disco NADA É COMO PARECE(1989). Em 1991, a banda parou. Caminhos diferentes entre os integrantes fizeram a banda parar. Em 2004 com o lançamento do primeiro disco em cd no Japão, Grego decidiu retornar com a banda, no primeiro momento apenas eu da formação anterior voltei. Em 2008 reunimos os dois guitarristas Paulão e Billy Argel e gravamos o cd novo EXTINÇÂO. Seguimos 2009 fazendo muitas apresentações aqui no Brasil e em Julho seguimos para primeira turnê Européia. Fechamos esse ano com uma apresentação memorável em Brasília abrindo para a banda EXPLOITED e algumas apresentações aqui em São Paulo. LOBOTOMIA é o nome de uma cirurgia que ocorria nos manicômios realizadas em internos agitados, para que eles permanecessem em estado vegetativo.

3- O que motiva vocês a prosseguir por mais de duas décadas?
O gosto pelo som pesado e sombrio e a carência de bandas que fazem esse tipo de som old school 80. E com a Globalização queremos conhecer outros lugares e levar nosso trabalho para diferentes países.

4-O que o punk/ hardcore/crossover/thrash significa em suas vidas? O Lobotomia pode ser considerado um grupo punk/hardcore tanto na sonoridade como na postura?
Bom, o punkhardcorethrashcrossover em nossas vidas significa: o veiculo pelo qual expressamos nossa visão do mundo e que nos fez ser reconhecidos em varias partes do planeta. Queremos levar nosso trabalho pra onde houver gente que goste desse tipo de som.

5-Qual a diferença entre o hardcore quando vocês começaram e o que ele é hoje em dia?
Hoje o Hardcore tem muitas vertentes, antes era uma coisa só. Ou era Punk, ou era Metal ou era Hardcore. Costumo dizer que o som do LOBOTOMIA é RADICORI(pronuncia abrasileirada de hardcore, original, raiz e sem frescuras).

6- Qual é a opinião de vocês sobre a cena punk/hardcore de São Paulo e do Brasil em geral?
Vejo que a cena se dividiu em varias vertentes, pra mim em particular não acho legal essas divisões, principalmente quando vejo alguma facção hardcore se achando superior a outra pela simples diferença de pensar. Tento respeitar a liberdade de expressão de todas essas vertentes. O individuo não deve se achar superior porque usa drogas, ou porque come carne e vice versa o individuo não deve se achar superior por não usar droga ou não comer carne. Temos sim q nos unir, respeitar uns aos outros não generalizar indivíduos, pois tem gente boa e gente ruim em toda parte do planeta Resumindo: “SE ACHANDO SÓ SE PERDE”. Então sejamos mais humildes e mais irmãos como seres humanos.

7-Do que se tratam os temas abordados em suas letras? Como é o processo de composição?
Se trata da realidade que se esconde por traz dos fatos, por traz dos acontecimentos. Todos estamos imersos nessa realidade moderna tecnológica e a cada dia mais distantes de nossa própria natureza. Precisamos acordar desse sonho particular. Eu as vezes escrevo uma letra e a encaixo em alguma musica, mas fica melhor quando eu pego a musica feita e recheio ela com os arranjos de vocal e com a letra, o som traz inspiração e a letra vem disso.

8-Quais são as maiores influências de vocês?
São as bandas que começaram a mistura do Punk com o Metal Sujo. Discharge, English Dogs, Varukers, G.B.H., Circle Jerks, Bad Brains, D.R.I., Agnostic Front, Rattus, Motorhead, Exodus(Bounded by Blood), Onslaugth, Suicidal Tendencies, entre outras bandas punkhardcorethrashcrossover…

9-Um álbum da banda, “LOBOTOMIA”, foi lançado no Japão pela Speed State Records, e hoje é muito difícil encontrá-lo. Vocês gostariam de ter outros lançamentos de vocês por aqui?
Sim, concerteza gostariamos de ter todos nossos albuns lançados no Japão. Tenho muita vontade de tocar no Japão.

10-E a atual fase do underground brasileiro, o que tem de bom e o que tem de ruim. Há um apoio?
O que tem de bom são as bandas novas, varias bandas com um som forte, agressivo e muito original. O que tem de ruim é o desdém de um certo grupo de pessoas que tem condições de apoiar as bandas que fazem o verdadeiro underground. E no lugar disso apóiam e lançam bandas com sons duvidosos e ultra descartaveis.

11-Todos os membros do Lobotomia têm um outro trabalho além da banda?
Sim todos da banda temos nossas atividades e trabalhos alem da banda, se isso não acontecer não teríamos como nos sustentar.

12-O CD “Extinção” foi o último trabalho do Lobotomia e ele foi lançado pela Red Star no Brasil . Como foi a produção dele e vocês ficaram satisfeitos com o resultado?
A produção total independente, foi gravado no NORCAL Studio(São Paulo). Reunimos a formação do NADA É COMO PARECE, com exeção do baixista, no caso Carlinhos(PRESTO?)gravou o baixo. Ficamos bem satisfeitos, porem acredito que agora estaremos compondo um novo álbum e esse sinto que pode vir a ser um dos melhores.

13-As letras do Lobotomia falam muito dos problemas sociais do Brasil, a ganância pelo poder, a corrupção, miséria, pobreza e a fome. Há 20 anos você escreveu isso, na sua opinião mudou algo? Qual a real situação do Brasil nos dias de hoje?
Sim, mudou muito, e sempre pra pior. A corrupção esta sempre em alta aqui no Brasil. Isso tomou tamanha proporção hoje que até a mídia não tem como não divulgar os escândalos envolvendo os políticos ladrões. Muita gente morrendo de fome sem educação, sem saúde. As condições precárias de sobrevivência em um pais tão rico de área e recursos. É muito triste ver as pessoas morrendo pelas ruas das cidades, enquanto governantes enchem suas cuecas, meias e bolsos com o dinheiro do povo.

14-Cada vez mais se fala da corrupção, violência e desemprego no Brasil, que futuro você vê para o país?
O Futuro que eu vejo para o Pais é um Caos Urbano e um Exodu Rural. Talvez tenha q acontecer algo muito ruim para que uma mobilização aconteça no sentido de mudança para melhorar as condições de vida não só no Brasil mas no Planeta todo.

15- De 2003 para cá está surgindo uma nova safra de bandas punk/hardcore no Brasil. Como vocês enxergam essa renovação? Quais vocês consideram os destaques?
Pois é, talvez entre os anos 80 e os anos 2000, tenha aparecido algumas bandas bem legais e essas se mantiveram. Acho que quanto mais diferente for mais me interessa, Sem limites de utilização da tecnologia, unir o som barulhento de palhetadas rápidas de guitarras distorcidas, baixos fortes e marcantes tudo nitido com batera que alternando velocidade e cadencia ainda utilizando efeitos de samplers sem fanatismo. Isso gera uma sonoridade q me atrai muito, na verdade tem q ter alma no som, tem que mexer com o publico esquentar o sangue de quem escuta. O que mais me atrai é o som que é simples, bem tocado e que tenha muuuuuita energia. Presto?,Galinha Preta, D.F.C.,Agrotóxico, Ação Direta, D.E.R., Discarga, Leptospirose, Social Caos, W.C.M., Oitão, Chorume, Forbidden Ideas, Violator, Damian, Possuído pelo Cão, Terror Revolucionário, Maltrapilhos, Clautrofobia entre outras...

16-O que vocês seriam caso não existisse o punk/hardcore em suas vidas?
Rsrsrsrs… seriamos o que somos. Seres Humanos comuns... rsrsrsss... Eu trabalho na Área de Proteção Ambiental e sou Personal Trainning, esse ano começo um curso superior em Educação Física. Cada um de nós temos nossas vidas paralelamente ao Lobotomia, aqui no Brasil é quase impossível sobreviver só com a banda, 3º ou 4º mundo é a nossa realidade. Contrariando as estatísticas estamos seguindo sobrevivendo nesses tempos de Degenerecência.

17-Muitas bandas brasileiras querem tocar no Japão, qual a possibilidade do Lobotomia fazer uma turnê por aqui?
A possibilidade de fazermos uma turnê pelo Japão é Grande. visto que retornamos nossas atividades com a banda após o lançamento do 1º álbum ai no Japão. Nossos amigos do Mukeka de Rato e se não me engano os Violator’s estiveram a pouco tempo no Japão, também a banda da Cherry,o Hellsakura parece que andou tocando no Japão também.Só precisamos de alguém no Japão que realize tudo isso. Queremos alguém que lance nossos outros álbuns por ai. Assim mais pessoas ai do Japão ficariam conhecendo o LOBOTOMIA.

18- o que você conhece do Japão? O que você admira nesse país?
A começar pelos seriados da TV, Ultraman,Ultraseven, Godzila, os desenhos Fantomas(Ogon bato), Sawamu, entre outros. Eu conheço o estilo de Karate Kyokushin Kai-kan (Oyama),conheço a comida típica(Misoshiru,os cogumelos Shimeji,Shitake,Sushi,Saishimi,Temaki,Tekamaki etc...).O Grande tatuador Horiyoshi III, Tenho amigos que moraram no Japão em diferentes cidades e até um que morou no Monte Fuji,conheço um pouco da arte do Aiki-do, um pouco do Kendô. Os Livros de Miyamoto Musashi, o Filme Zatoichi(o Samurai Sego),Akira(HQ que se transformou em filme)Tomio Kikuchi(Introdutor da Alimentação macrobiótica no Brasil). Eu morei muito próximo ao Bairro Japonês da Liberdade aqui em São Paulo, minha infância estudei com muitos colegas japoneses. Sei que existem Japoneses de todo tipo ai no Japão.Punks,Rastafáris,Metais, Góticos,Técnos a Globalização tem haver com isso.

19-O que vocês conhecem sobre a cena hardcore japonesa? Que bandas japonesas vocês mais gostam e o que impressiona nelas?
Conheço pouco sei que tem bandas muito boas, as que tive oportunidade de conhecer pessoalmente são Vivisick, Fuck on the Beach, e este ano Tocamos no Puntala Fest na Finlândia com a Banda chamada CRUDE (esta ultima muito boa mesmo).

20-Que mensagem vocês têm a passar para os leitores japoneses do ELZINE e os fãs do Lobotomia por aqui?
Que todos continuem acreditando nos seus sonhos que eles se tornaram realidade. A nossa vida é como um sonho. Mais importante do que realiza-los é o despertar desses sonhos. E que desejo que em breve consigamos mostrar o som do LOBOTOMIA em uma turnê pelo Japão.

Contato:
lobotomiahc@hotmail.com
www.myspace.com/lobotomiahc