home bio releases bands distro how to order contact zine tours f.a.q. links interviews / entrevistas reviews / resenhas

Entrevista: Merda
por Ricardo Tibiu (tibiu@karasukiller.com | www.chiveta.wordpress.com)
Fotos: 1 (chiveta) & 2 (Jozzu)
publicada originalmente na DOLL (Japão) Nº242
02.06.07

Almost Japanese
O Merda é um power trio formado no final dos anos 90, em Vila Velha (Espírito Santo/Brasil), por Japa (baixo/voz) e dois membros do Mukeka di Rato, Mozine (guitarra/voz) e Paulista (bateria/voz). Desde o início se mostraram bastante influenciados pelo hardcore japonês, tanto que o lado deles no split 7” com o Fuck On The Beach se chama “Almost Japanese”. Depois de três CDs (incluindo “Carlos” distribuído no Japão pela MCR e o novo CD “Eu Tenho Pena dos Insetos que me Picam” lançado pela Karasu Killer) eles aproveitaram a turnê do Mukeka à Terra do Sol Nascente e fizeram um show . Além de nos contar como foi, Mozine fala sobre os próximos planos da banda.
por Ricardo Tibiu  


Como foi o show do Merda no Japão?
O show foi muito bom. Nosso “japonês brasileiro falsificado” não poder ir, mas encontramos um membro da máfia japonesa que tocou em seu lugar e mostrou-se tão nojento quanto ele. Estávamos um pouco ansiosos porque a banda já é ruim naturalmente, mas acho que conseguimos fazer um show legal e divertido, um tanto quanto curto, mas nem acho isso ruim não! 
 
Qual foi a recepção que o Merda teve no Japão?
Fomos bem recebidos, acho que devido ao split EP com o Fuck On The Beach, o CD “Carlos” (que foi lançado pela Sound Pollution e distribuído lá pela MCR) e o novo CD (“Eu Tenho Pena dos Insetos que me Picam”) pela Karasu Killer. Bastante gente conhecia as musicas e a recepção do público foi acima do esperado, ficamos muito felizes. 

E a reação diante do samba em japonês?
Tocamos só um pedacinho, a galera ficou apenas rindo e olhando. Foi engraçado, a gente canta nesse japonês todo errado, mas a galera acaba gostando.

Há a intenção de voltar lá com a banda completa? 
A intenção há e sempre existiu, mas não sei se é possível. Em 2005, para a tour sul-americana do Merda foi bem difícil pra gente, não sei se tem alguém disposto a fazer novamente, mas tem o plano sim, bem de leve. Acho bem mais fácil por enquanto o Fuck On The Beach e o Vivisick virem aqui pro Brasil que a gente ir pra lá, seja com o Mukeka ou com o Merda.

Então conta como foi a tour sul-americana. Vocês foram de carro até o Uruguai e a Argentina, né?
Olha, a tour foi bem dura, engraçada, perigosa, segura etc. Isso, nós cruzamos metade do Brasil em um Golzinho 1000 e chegamos a dois outros países e isso não é tão fácil assim, mas foi muito legal.  

Vocês fariam isso em outro continente?
Não sei se teria coragem de fazer isso com um carro tão simples em outro país, muito menos eu dirigindo, mas de van com uma banda suporte sim, é por aí que funciona!

O Merda já pensou em gravar algo, um EP, de repente, só cantando em japonês? 
Você leu nossos pensamentos (risos). Estamos com um EP split com o Leptospirose já gravado, que vai sair em breve, e o próximo lançamento deve ser um CD com coisas em japonês que não existe, português errado, aquela coisa, já estamos com idéias bem divertidas.

Por falar neste split com o Leptospirose, vocês irão para a Europa este ano, conte-nos mais.
Sim, em outubro faremos cinco shows no Brasil e 26 na Europa, será a primeira vez do Merda e do Leptospirose por lá. As duas bandas são bem amigas, têm um estilo parecido, são power trio, e todos somos bem feios e estranhos. Acho que essa tour vai ser diversão garantida, show de horror! 

Além do Japão, parece que o restante da Ásia também tem certo interesse no Merda, não?
De acordo com o Yuki do Vivisick a gente tem um bom público em alguns países da Ásia. Eles estiveram em tour com o Fuck On The Beach algum tempo atrás e parece que em vários lugares as pessoas perguntaram pela gente. Fiquei muito feliz, quem sabe se um dia o Merda for pro Japão já não faz outros paises. Tem uma fita K7 do “Carlos”, acho que é em Singapura, mas não estou certo, pois ela foi lançada mas eu nunca a vi!  (risos).

Links relacionados :
www.laja.com.br
www.geocities.com/merdarock

www.fotolog.com/conjuntomerda
www.myspace.com/merdarock

www.fotolog.com/20eyes

www.purevolume.com/merda