home bio releases bands distro how to order contact zine tours f.a.q. links interviews / entrevistas reviews / resenhas

Interview: Merda
by Ricardo Tibiu (tibiu@karasukiller.com | www.chiveta.wordpress.com)
19.12.06

Samba do Godzilla doido
Todo mundo sabe que o Merda é uma banda que nunca seguiu tendências, mas era difícil imaginar que em “Eu Tenho Pena dos Insetos que me Picam”, seu novo CD, eles incluiriam samba em seu som. Se antes já era uma doideira com as influências japonesas, agora a insanidade está completa. Definitivamente agora que a Karasu Killer lançou o CD no Japão, Mozine (guitarra/voz), Japa (baixo/voz) e Paulista (bateria/voz) vão fazer o Godzilla cair no samba!

Quais as expectativas com o lançamento de “Insetos” no Japão através da Karasu Killer?
Mozine: A expectativa é muito boa já que sempre fomos extremamente fanáticos por bandas japonesas, e temos vários amigos no Japão, alguns brasileiros e outros japoneses, e agora vamos ter a oportunidade de divulgar nosso som de uma forma melhor e mais abrangente. E quem sabe um dia tocar no Japão.
Japa:
Nem tenho grandes expectativas, mas fico feliz do CD estar saindo por lá. Queria muito ver a cara dos japas quando escutarem esse disco. Acho que eles não vão entender nada.

Qual seria a melhor definição da sonoridade do Merda neste disco novo?
Mozine: O Merda é uma banda muito livre, dentro de sua proposta hardcore. Podemos adicionar ao nosso som qualquer tipo de loucura, nesse caso, foi o samba, como poder se um outro estilo ou temática qualquer. Então digamos que esse nosso novo CD é hardcore com samba.
Japa:
A melhor definição seria um disco de punk rock. O resultado final desse disco foi uma surpresa até pra gente. Foi um disco muito doido. Logo de cara a gente ficou com o pé atrás com ele, tivemos que nos acostumar com ele. E hoje, acho ele um puta disco legal.

O Merda sempre tem uma música endereçando o ódio para alguém. Já gravaram “Eu te Odeio 2”, “E.M.O. (Eu me odeio)”, “Eu odeio minha escola”, “Eu odeio crianças” e neste novo “Eu odeio animais”. Porque tanto ódio nesses coraçõezinhos?
Mozine: É tudo mentira, você sabe que somo pessoas amáveis, e que no fundo de nossos corações imundos sobra carinho para todos os seres lindos desse nosso bonito universo.
Japa: O ódio é o que nos faz andar. (risos)

A próxima será “Eu Odeio Odiar”?
Mozine: A próxima será eu odeio essa pergunta!!!!!!!!!
Japa: Odeio odiar é uma boa. A gente até já pensou em fazer um disco só com canções de ódio. Coisas para odiar é o que não falta.

Como o samba apareceu na música do Merda?
Mozine: Não há razão nem explicação pras coisas que inventamos de fazer, às vezes surge do nada uma idéia e todos dizem sim, deve ter sido assim com o Merda, acho que algum dia bêbado alguém falou, “olha, vamos fazer samba”, e todos disseram sim. Particularmente posso te dizer que todos os integrantes do Merda gostam muito de samba, raiz, das antigas, eu por exemplo aprendi a ouvir samba com o meu pai, minha infância toda foi assim, no meu bairro, e por aí vai.
Japa:
Como sabíamos que o CD iria ser lançado também fora do Brasil resolvemos fazer uns sambas para atingir o mercado internacional. Sabe como é, vender uma imagem, vender uma imagem de banda brasileira. (risos)

E de onde vem a idéia de um samba em japonês?
Mozine: Já que temos influência de hardcore e idéias japoneses, resolvemos tentar mesclar isso ai, e acho que o resultado ficou muito doido. Shigero Sato, um velho amigo meu do Japão me ajudou com a letra, espero que a gente tenha cantando num japonês razoável, porque não pedimos pra ninguém nos ensinar a pronúncia das palavras, apenas saímos cantando.
Japa:
Isso é uma coisa da mente perturbada do patrão (Mozine).

Quais as bandas japonesas prediletas do Merda?
Mozine: São muitas, antigas e novas, hardcore ou não hardcore. Sinceramente, são muitas bandas, então não vou falar minhas preferidas, vou apenas citar alguns CDs que estão na minha estante nesse momento: Vivisick, Fuck On The Beach, Idol Punch, No Think, Razords Edge, The Blue Hearts, Teengenerate, Tomorrow e Romantic Gorilla. Entre dezenas de outras, gostamos muito mesmo.
Japa: Gosto de muitas coisas de lá. O Guitar Wolf é uma das minhas bandas favoritas. O que me chama atenção nas bandas japonesas é que elas têm uma personalidade própria, têm uma identidade. Você escuta uma banda e sabe que é japonesa.

Em “Quem quer comprar?” vocês anunciam que estão vendendo suas almas, falam que é baratinha e que podem até parcelar, mas não falam o preço! Qual o preço da alma de vocês?
Mozine: Espero que minha alma ainda valha alguma coisa, porque o corpo já está podre.
Japa:
Todo mundo tem um preço né... e a gente tá nesse bolo também. Mas há variados modos de se fazer isso. O Merda prefere fazer um escambo de nossas almas. Trocar nossas almas por sexo, drogas e grana!!! Quem topa???

O Merda canta em português, inglês e japonês, vem mais idiomas pela frente?
Mozine: É possível, alguma coisa em húngaro, um amigo meu está me ensinando, em espanhol também cantamos. Como eu te falei, tudo é possível com o Merda.
Japa: Tem uns portunhol perdido em algumas músicas também. Acho que nesses idomas tá bom já, ainda mais porque tudo isso é uma tremenda farsa né... não cantamos em português, não cantamos em inglês, não cantamos em japonês, não cantamos porra de língua nenhuma!!!

Mozine, porque todas as bandas que você toca tem algo de FYP?
Mozine: Talvez porque eu goste bastante da banda!

Se o Merda fosse uma fórmula matemática/musical doente, qual seria?
Mozine: O disco novo seria: samba + hardcore + Brasil + Japão + LSD - chatice + sarcasmo = Merda.
Japa: Droga + diabo + rock x sem noçãozisse = Merda.

Valeu rapeize, recado para os admiradores do Merda, brasileiros, japoneses, marcianos e jupterianos!
Mozine: O Mukeka di Rato, outra banda que tocamos, vai pro Japão. Porque não o Merda? Um dia nos vemos aí! Secret tunnel.
Japa: É, tem doido pra tudo!!

Links relacionados:
www.laja.com.br
www.geocities.com/merdarock

www.fotolog.com/conjuntomerda

www.myspace.com/merdarock
www.fotolog.com/20eyes
www.purevolume.com/merda