home bio releases bands distro how to order contact zine tours f.a.q. links interviews / entrevistas reviews / resenhas

Entrevista: Daniel (Presto?)
por Rafael Karasu (rafael@karasukiller.com)
publicada originalmente na DOLL (Japão) Nº249
04/2008

Presto?
Vindos de São Paulo, sua proposta sempre foi tocar um hardcore cru, rápido e sem frescuras, com seu som ultra brutal que agrega vários elementos da musica barulhenta isso rendeu uma atenção do público underground. Formado por André (B), Daniel (V) Carlinhos (G) e Carioca (Dr) quem responderá essa entrevista será o Daniel vocal do Presto?

1-Apresentem aos japoneses quem são o PRESTO? hoje em dia?
Hoje em dia é a mesma formação do começo, exceto pelo Carioca que entrou na banda em junho dando um novo pique na parada.

2-Comente sobre a história da banda como e quando foi formada.
A banda foi formada no começo de 1999, na época a pegada era mais hardcore old school, bem rápido e agressivo, depois foi ficando cada vez mais pesado. No ano 2000 gravou seu primeiro cd, “a.q.n.p.” , gravado, mixado e masterizado no estúdio El Rocha por Fernando Sanches e Daniel “Ganjaman”. Esse cd foi muito bem recebido por todos e até hoje é considerado por artistas como João Gordo, Thiago DJ, e Penélope Nova como um dos melhores cd´s de hardcore de todos os tempos. Em 2002, depois de fazer muitos shows, uma turnê pelo sul do pais com o Ratos de Porão, entrou em estúdio para gravar seu segundo full-lenght, chamado "Ódio Puro Concentrado”, agora com a afinação mais baixa e letras e músicas mais agressivas. A obra foi lançada pela gravadora Pecúlio Discos, do baterista Boka, do Ratos de Porão. O terceiro álbum do PRESTO?, “Atentado Sonoro”, foi gravado em 2004, dessa vez depois de muito ensaio e com 36 músicas prontas, enquanto os dois discos anteriores tinham apenas 20 composições. Todo o instrumental foi gravado com o produtor musical Ciero, Da Tribo Estúdio, responsável por gravar bandas como Krisun, Claustrofobia entre outras. Vozes, mixagem e masterização foram feitas por Bernardo Pacheco, produtor que gravou o último disco do Ratos de Porão, “Homem inimigo do homem”. O “Atentado Sonoro” conta também com as participações vocais de João Gordo (na faixa que dá nome ao disco) e de Marcus D´Ângelo, da banda Claustrofobia, na música “Serpentes”, além de uma faixa cover escondida da música “Arise”, do Sepultura. O PRESTO? entrou em estúdio pela quarta vez em agosto de 2006, no Da Tribo. Produzido por Ciero e William, é o disco mais bem gravado e maduro da banda. Mesclando grindcore e crossover de uma forma precisa, mostrando composições mais elaboradas e letras inteligentes, o álbum chegará ao mercado em julho de 2007, em um split com a banda brasiliense D.F.C., via Pecúlio Discos. Em 2007, Marcelo deixou as baquetas. No seu lugar assumiu Thiago Carioca, que além de já ter tocado em bandas como Last Mistake e Chorume, toca com Daniel e Carlinhos no projeto R.H.D. (Raça Humana Destrói).

3-O que motivou vocês a formarem a banda?
O que mais me motivou em particular foi assistir a shows, um que me marcou muito e me fez pensar em ter banda de forma séria, (séria entre aspas porque no Brasil tocar esse tipo de som é mais um lazer, porque dá pouco dinheiro, quando dá), foi um show em abril de 1997 com o DFL (dead fucking last), banda que na época eu gostava pra caralho e ainda gosto, Ratos de Porão, que estava lançando o “Carniceria Tropical”, que pra mim é um dos melhores discos deles, Dog Eat Dog que eu não gostava muito e Catapulta uma banda merda que fazia hardcore com capoeira (risos). Quando se curte som, se você gosta mesmo da parada, você vai querer fazer uma banda e evoluir naquilo, não é nada muito planejado, a gente toca com banda desde 95/96, sempre tocando aquilo que a gente gosta e do jeito que a gente acha melhor, então já é meio que natural, quase que mecânico...

4-Qual o significado do nome “PRESTO?"?
Quando eu inventei esse nome foi numas de prestar mesmo, porque tem muita gente que bota mó banca de correto, mas na real é mo pilantra, mó hipócrita. Correto que eu digo, não é politicamente correto... é ser justo, cumprir o que prometeu, não fuder a vida de ninguém, a menos que for por vingança, agir de forma correta... entendeu? É uma pergunta, você presta, eu presto?... Mas depois veio várias versões, tipo rápido em italiano, maluquinho do caverna do dragão e várias outras... qualquer merda que nego perguntar se é por causa disso, agente confirma, hahahaha.

5-Como foi fazer uma turnê ao lado do Ratos de Porão?
Foi foda!!! Faz uma cara já, foi em outubro de 2001, considerando em épocas de internet onde tudo é muito passageiro, já faz mó cara, hahahaha Na época agente só tinha o primeiro disco, o aqnp, o ódio puro concentrado acho que já tava gravado desde maio, mas não tinha saído ainda... Como em 2001 as passagens de avião eram muito caras o Ratos fretava um busão e levava outra banda, eu lembro que era pra ir o Nitrominds, mas como eles não podiam, acabou indo agente... Fomos de busão fretado, mo patronagem, com o Ratos, que nois curte desde 91/92, era meio que surreal até, hahaha. Ficando em hotel mó da hora, rango manero, tocando pra mo galera. Em Porto Alegre agente tocou num pico chamado Opinião, fazia uns sete anos que o Ratos não tocava lá então tinha uns mil malucos lá. Tocamos em Curitiba, num lugar que se chamava Moinho São roque eu acho, nesse dia tocou Olho Seco e devia ter uns três mil doido lá... Tocamos também em Balneário Camburiu, com direito a ir na praia todo mundo, tomando Martini, hahaha e tocmos em Guaramirim também, no lendário curupira rock bar.

6-Todos os membros da banda têm trabalho ou vivem de música? Qual é a maior dificuldade de se ter uma banda no Brasil?
O André e o Carioca são designers gráficos, eu e o Carlinhos desenhamos e tatuamos. Dificuldade tem várias. Muita gente é publico virtual, só fica na net e não vai nos shows, hahaha. Mó galera num compra disco nenhum, só baixa na net, enquanto os artista que ganham milhões ficam reclamando disso, e num ligo muito não, eu sei que nosso cd não é o mais fácil de encontrar e que é mais fácil, mais prático e barato também baixar. Mas não movimenta coisa, não dá pras gravadoras investiram na banda e tal...Mas quem gosta mesmo compra o cd ou mesmo o vinil, que ta meio que na moda, eu sempre gostei de vinil, tenho muitos, é meio que um ritual ouvir vinil, hahaha, tem a capa que é maior, o encarte, vinil colorido, etc... tipo fetiche, hahaha. Mas outra coisa que toda essa globalização que internet provocou é que tem muita banda, neguinho baixa um monte e acaba não ouvindo nem a metade, hahaha, eu mesmo as vezes faço isso, hahahaha

7-O que os membros da banda ouvem atualmente?
Uma banda que eu estou ouvindo bastante é o DFA(defy false authority), O primeiro do Bad Religion, how can hell be any worse?, e o de sempre… Cripple Bastards, SOD, Calibre 12, Municipal Waste,Facada, Criptic Slaughter, Disrupt, Claustrofobia, Decapitated, etc… Um Bezerra de vez enquando, tb vai bem, Originais do Samba, João Nogueira, Dicró, Noel Rosa, Carlos Cachaça, só velha guarda...Uns rap também, eu gosto muito dos freestyle, Marechal, Emicida, Napoli, De Leve, os cara frita... uns rockinho veio tb... Johnny Rivers, Animals, Beatles, de tudo um pouco... O Carlinhos ouve mais ou menos o que eu ouço, e curte muito Six Feet Under, Dying Fetus, Ratos de Porão, Terrorizer... O Carioca ouve o dia inteiro Meshuggah, Pantera, Hatebreed, Endrah, Madball, Sepultura, Rotten Sound... O André curte muito Napalm Death, Ratos de Porão também, SOD, Cannibal Corpse....

8-O Brasil é um país muito grande, a banda tem passado por muitas cidades e estados, me digam qual é a reação do público de cada lugar? Existe uma diferença?
Uma coisa que varia bastante, em São Paulo, é sempre bom tocar pros amigos e tal, mas aqui na maioria das vezes, o publico não agita. Na real isso não me desanima, mas é sempre mais louco quando a galera ta mais animada, hahaha. Mas sempre tem uns que salva, normalmente quando é em evento maior, tipo verdurada, uns shows no hangar. E fora de Sampa o pessoal se emociona mais, porque não é sempre que tem shows muito pesados, aí os cara se matam!

9-De uns anos para cá está surgindo uma nova safra de bandas punk/hardcore no Brasil. Como vocês enxergam essa renovação? Quais vocês consideram os destaques?
Eu acho que hoje em dia está surgindo muitas bandas novas de todos os estilos e em todos os lugares do mundo, realmente hoje em dia com toda essa digitalização, ficou muito mais fácil gravar, divulgar, etc... Mas não pode ser só banda virtual, tem que cair na estrada e mostrar ao vivo... Destaque... eu gosto muito do Possuído pelo Cão, a banda não é muito antiga, mas os cara é tudo véiaco, hahaha, tem o DFA que eu já falei também...

10- As músicas são cantadas em português, explique o conteúdo das letras do PRESTO?. Como é o processo de composição?
O conteúdo é basicamente violência, hahaha. E os outros diversos problemas de se morar em São Paulo, e no brasil em geral. Poluição, descaso das autoridades, abuso da polícia, corrupção dos políticos, sociedade hipócrita, drogas, tráfico e etc... e também fala sobre sentimentos como raiva, ódio, inveja, confiança, desconfiança e muitos outros....

11- Em breve será distribuído no Japão o split cd DxFxC / PRESTO? , o hardcore de Brasília, mais a avalanche sonora de São Paulo, como está sendo a repercução desse lançamento ai no Brasil? O que vocês esperam da distribuição aqui no Japão?
O cd foi lançado a pouco tempo, menos que um mês,mas ta repercutindo bem. O pessoal ta gostando bastante, nos shows já conhecem algumas musicas e tal... Eu não sei se os nossos outros cd´s chegaram ai no Japão, mas eu fico muito contente de ter nosso cd distribuido ai, espero que gostem.

12- o que você conhece do Japão? O que você admira nesse país?
Olha aqui no Brasil tatuagem japonesa é muito popular, eu tenho algumas e tenho também muitos amigos que gostam e estudam muito esse tipo de tatuagem. Gosto muito de freqüentar o bairro da liberdade, eu estudei na FECAP na liberdade em 97 e sempre fui às livrarias, nos restaurantes, e assisto ums filme pornô japonês, háhaha, mas nada daquelas parada scat, háhaha

13-Que bandas japonesas você conhece? O que mais te impressiona nas bandas japonesas?
Bom tem o lendário SOB, que nois curte a mó cara, pra mim o "What´s the Truth" pra mim é um puta disco revolucionário, o vocal se matou né? Uma pena... eles continuam tocando ai no Japão? Também gosto muito do Yellow Machine Gun, eu tenho o vinil delas com o SOD, fodasso... o Fuck on the Beach também é foda, Youth Enrage agente ouvi pra caralho, ou seja muitas bandas fodas no Japão, mas hoje em dia eu to meio desinformado das bandas novas daqui, quanto mais as do Japão, háhaha

14- Há a possibilidade da banda vir para uma turnê no Japão?
Agente gostaria muito, eu dei que o hárdore/crossover ai é muito forte, já vi videos de shows ai do SOD,WHN, e os shows sempre lotados e a galera se matando. O Mukeka de Rato falou muito bem daí pra nós, o Oscar do Calibre 12 que foi ai pra tocar batera pro cara me mostrou as fotos daí, muito foda, pico surreal, esperamos um dia tocar ai.

15- Deixe a mensagem do PRESTO? para os leitores japoneses.
Comprem nosso cd !!! háhahaha, gostariamos umito de ir ai tocar pra vocês, espero que role... Valeu Rafael pela oportunidade e um abraço pra todos ai. Noiss

Links relacionados:
www.myspace.com/paunasualontra
prestosp@gmail.com