home bio releases bands distro how to order contact zine tours f.a.q. links interviews / entrevistas reviews / resenhas

Entrevista: Cristiano (Bandanos)
por Rafael Karasu (rafael@karasukiller.com)
Fotos: Rita Gonsalves
publicada originalmente na DOLL (Japão) Nº247
02/2008

Crossover is back!
Bandanos crossover/thrash da melhor qualidade vindos diretamente de São Paulo, Brasil. Formada por Luciano (Dr), Cristiano (V), Marcelo Papa (G) e Alex (B).

Apresentem aos japoneses quem são o Bandanos hoje em dia?
Bem, Bandanos é hoje um quarteto que após muitas formações, e na estrada desde 2003 conta com Crisplatterhead nos vocais, Cyco Papa nas guitarras, Metrankor na bateria e Alex the Crusher no baixo. Os Bandanos nada mais são, do que imigrantes ilegais perseguidos pela lei em outros países que se refugiaram em guetos no Brasil e formaram uma banda em homenagem as grandes bandas thrash da história desde Venice Beach até o Japão... Nos conhecemos tentando fazer a travessia do México para os EUA, pois o Papa ajudava o pessoal a fazer a travessia, quando fomos pego na fronteira, ele teve que ir junto com agente no Brasil e acabamos conhecendo Alex em um navio cargueiro que vinha da Europa trazendo contrabando de Bangok e o Luciano era um marinheiro que havia sido deserdor do exército Italiano e acabou caindo neste mesmo navio... O Papa usava uma camiseta do Suicidal e o Alex uma do Slayer, acabamos puxando papo um com outro e até o fim da viagem as músicas da primeira demo já estavam feitas...

Comente sobre a história da banda como e quando foi formada. O que motivou vocês a formarem a banda?
Bem o grande motivo, foi na verdade o fato de querer ter uma banda que fosse algo que soasse como o velho Suicidal Tendencies... Eram todos grandes fans dos velhos discos do ST e de toda a atmosfera e estética que envolvia essa banda... Logicamente, que não queríamos uma banda cover, mas sim uma banda que tivesse uma referencia direta à banda. Foi rolando no começo como um projeto paralelo sem maiores intenções como banda em si, mas com o tempo a coisa foi ficando mais séria... Na verdade as pessoas não nos levavam muito à sério, acham que a banda era uma brincadeira dos membros e que tipo não ia durar muito tempo, mas não foi bem assim...

Qual o significado do nome “Bandanos”?
Haha, essa é boa. Se você for analisar etimologicamente não existe tal palavra, pois seria somente o masculino de bandana que é um substantivo do gênero feminino, mas a idéia era soar como “os caras das bandanas”, já que se pode considerar a bandana um símbolo forte dos anos 80, e de todo contexto thrash e principalmente do SUICIDAL, já que era uma marca registrada do Muir e seus comparsas... Era mais uma homenagem a banda que nos inspirou e “N” outras bandas que gostávamos e que também usaram este belo adereço “thrasheiro”. Mas depois descobrimos que o nome também era usado por uma gang latina nos EUA em San Francicos e assim como os Cycos de Los Angeles (de onde alguns membros do ST vieram) caia então mais uma vez como uma luva... Já ouvimos falar também que seria um nome de um documentário amador sobre gangs, mas não temos certeza nem de um, nem de outro. É um nome sem sentido numa análise minimista, mas acabou se tornando algo com sentido mais amplo, já que hoje chamamos os amigos que gostam de nosso som e vão a shows de bandana também, como uma identificação aos membros da gangue... Seja você tambem um bandano! Join in the army !!!

O que significa o crossover/thrash em suas vidas, quais são as grandes influências?
Acho que quando você é moleque e se envolve com essa coisa de rock, cena, bandas, underground, shows, discos, enfim essa vida que agente leva você fica muito marcado pelas coisas que você escuta primeiro, logo cedo... Pois é uma faze da vida que você não tem muito que fazer, pois enquanto pessoal pensava em namoradas e em ter carros, você passava seu tempo comprando e ouvindo discos e correndo atrás de algum show imundo onde pudesse ir... E você vive isso com uma intensidade romântica eu diria. O thrash e o crossover é a nossa trilha sonora desta faze, logo é muito marcante pra nós, como um estilo musical, e talvez seja por isso que quando sentamos pra fazer músicas ele flua tão naturalmente pra gente e seja tão prazeroso assim como ele é de se tocar... Nossas influências são as bandas clássicas e ao mesmo tempo outras coisas mais “obscuras” que tambem gostamos.. Acho que SUICIDAL TENDENCIES, SLAYER, D.R.I., CRYPTIC SLAUGHTER, ACCUSED, SEPULTURA (old), AGNOSTIC FRONT (era “Cause for Alarm” e “Victim in Pain”), S.O.D., HERESY, SACRILEGE, DEATH ANGEL, EXCEL, VIO-LENCE, ANTHRAX, seriam bandas que nos dão de uma forma ou de outra alguma influência...Mas lógico todos tem influências pessoais como músico, e eu poderia ficar dizendo por horas os nomes delas... Já temos músicas novas e em breve lançaremos 2 splits que a Karasu Killer Recs tambem deve estar lançando em parceria, um com o VIOLATOR (thrash - Brazil) e outro com TOE TAG ( hardcore - USA).

O Bandanos hoje é considerada uma banda respeitada da cena de São Paulo. Vocês imaginavam que poderiam alcançar essa grande repercussão tanto em SP como mundo afora?
Bem quando agente surgiu eu disse e repito para os outros éramos uma piada, ninguém levava a sério... Mas também não vou ser hipócrita e dizer que eu achava que o Bandanos iria ser uma banda de garagem pra sempre... O Bandanos chegou a acabar por um tempo e eu fui o responsável em reunir todo mundo de volta e reformular as coisas e IMPLORAR pros caras pra gente voltar a tocar. Eu sempre soube que nosso trabalho era sincero e que havia ainda muitas portas que agente se quisesse devagar poderia abrir e foi o que aconteceu... Fomos devagar e com perseverança e ajuda de alguns amigos conseguimos mais e mais nosso espaço dentro do que podemos chamar de cena, tanto punk/hardcore quanto cena metal. Mas confesso que não esperava que fossemos tão longe assim, mas bem agora que estamos aqui olho pra frente e vejo que tem muito mais ainda pra continuar caminhando.

Todos os membros da banda têm trabalho ou vivem de música?
Quem dera viver de música, eu não ia achar ruim... Todos têm outros trampos. Papa é dono de uma Ótica e trabalha em uma locadora à noite... Guerreiro ta trampando demais pra segurar as contas. Lobinho é o “cara que deu certo” é produtor em um canal de TV da ESPN Brasil aqui em SP. Eu trampo com telemarketing (a profissão do inferno!) e dou aulas de inglês além de ser personal training também... Alex faz trabalhos de roadie, técnico de som, e tem o selo também... Bucho Discos.

O que os membros da banda ouvem atualmente?
Xiiii... Isso ae é foda hein... Lobo escuta Black Flag, Madball e Cryptic Slaughter. Alex só crust, grind e D-Beat. O Papa Neurosis e Suicidal. E eu atualmente só stonner, crust e thrash velho... Hehehehe. Brincadeira, mas os membros do Bandanos apesar de terem gostos parecidos em termos de bandas de thrash/crossover por outro lado escutam “N” estilos e outras bandas que nada tem haver uma com outra... Posso falar só por mim e tenho escutado muito ORANGE GOBLIN, SAINT VITUS, THE EXECUTE, NEGAZIONE, ROSE ROSE, DR. LIVING DEAD, MxAxCxEx, DEATH ANGEL e HATE YOUR FATE que foram as últimas coisas que eu andei adquirindo.

O Brasil é um país muito grande, a banda tem passado por muitas cidades e estado me diga qual é a reação do público de cada lugar? Existe uma diferença?
Em qualquer lugar que agente vá, pelo menos pra nós é tudo sempre uma grande festa ! Adoramos estar na estrada e a “Thrash Inside” tour foi realmente muito recompensadora pra todos nós da banda... Foram 32 shows em diversos estados e regiões do Brasil ao lado de ótimas bandas e grandes amigos que nos ajudaram à organizar estes shows, nos hospedaram, alimentaram, enfim ajudaram a concretizar todos esses shows... Em nenhum dos lugares que passamos tivemos resposta negativa ao nosso set... Sempre um monte de gente, vindo conversar, comprando os cd´s, camisetas, patches, bandanas... E sem contar os cd´s que estão saindo muito rápido indicando uma possível segunda prensagem o que seria muito bom para nós. Gente que mora à mais de 1000 km de nós cantando as músicas se matando nos circle pits e stage-dives, levando pranchas de body-board em shows... É algo muito bom sentir todo esse “carinho” da galera, ver gente usando as camisetas em todos os lugares que agente vai, curtindo o visual “CYCO” e se identificando com todo nosso trabalho... Porra, estou respondendo uma entrevista para uma revista do Japão !!!! Isso é realmente demais... Saber que as pessoas vao ler as minhas respostas de trás pra frente ! Hahaha.

De uns anos para cá está surgindo uma nova safra de bandas punk/hardcore no Brasil. Como vocês enxergam essa renovação? Quais vocês consideram os destaques?
Confesso que não ando acompanhando muito a produção do punk/hardcore mas sei que boas bandas como Buzzcops, Velho de Câncer, Besta-Fera, Diarréia Brutal, tem tocado muito por ai... E que os termos punk/hardcore abrangem muita coisa desde o D-Beat que anda produzindo muitas bandas em todo Brasil, até mesmo bandas de crossover que nem o Bandanos... Vivemos um bom momento que espero eu dure por o maior tempo possivel.... Mas se não durar depois de tudo estaremos aqui do mesmo jeito fazendo as coisas como sempre...

Como vocês vêem a atual cena brasileira? Quais bandas vocês costumam ouvir da cena hoje em dia? Vivemos hoje um bom momento... Em termos de thrash/crossover e fastcore a cena está muito bem representada. E acho que nunca em toda a sua história vivemos um momento tão “united forces”, pois as cenas metal e hardcore estão cada vez mais se integrando e o pessoal de ambos os lados se integrando e expandindo seus “gostos musicais” e deixando radicalismos de lado encurtando as distâncias... As bandas que destaco hoje aqui no Brasil são HATE YOUR FATE, VIOLATOR, LOW LIFE, REPULSORES, POSSUIDOS PELO CAO, D.E.R., xEM CHAMASx, FATAL BLOW, BEERMUG, MxAxCxEx, ALARME, SOCIAL CHAOS, SUBCUT, PRESTO , RxHxDx, BLASTHRASH, BYWAR e FARSCAPE... Entre outras ...

As músicas são cantadas em português, explique o conteúdo das letras do Bandanos. Como é o processo de composição?
Po, a parada eu sempre digo a mesma coisa quando me perguntam sobre isso... Eu sempre apareço com uma letra nas mais inusitadas situações... Algo me dá um “insight” e lá vou eu escrever uma letra pra banda... Pode ser um livro, um filme que eu vejo, ou uma simples conversa com um amigo, ou mesmo com um estranho na rua... É algo que me incomoda e vai crescendo, um “câncer na alma”... Às vezes até perco boas letras porque elas surgem em momentos que não tenho um mísero papel em mãos pra anotar a idéia, e lá se vai uma boa letra que poderia ser, quem sabe, uma boa música... No “we crush...” tem letras bem antigas que eu tinha guardado nas minhas coisas faz muito tempo e acabei usando só agora no Bandanos. Sempre tive mania de escrever letras e guardar, acabei usando algumas delas na banda outras em outras bandas como o xEm Chamasx que já toquei também... Sobre conteúdo bem, “por trás das máscaras do medo”, por exemplo, e uma mistura de “médico e o monstro” com “natural born killers”... Fala sobre o outro lado da personalidade que todo homem tem escondido lá dentro e que pode vir à tona. “song for george romero” uma homenagem ao grande cineasta dos filmes de zumbis, “justiça das ruas” e “only for good thrashers” segue a estética de linguajar das ruas e de cena, dentro de seus próprios contextos... “azul, vermelho e branco” mais política e fala do imperialismo amerikkkano inclusive citando as tragédia de Hiroshima e Nagazaki. “Com as proprias mãos” fala sobre o suícidio que mata mais pessoas no Brasil que os acidentes de trânsito, e segundo uma matéria que vi hoje na TV mata 30.000 pessoas por ano no Japão... Não sigo uma linha, falo e me expresso da melhor forma que me convem... Os outros membros me dão liberdade pra isso, quando não gostam de algo que apresento eu não uso e deixo de lado...

Cada vez mais se fala da corrupção, violência e desemprego no Brasil, que futuro você vê para o país? Minha vó dizia que panela que muitos comem nunca sobra pro jantar... Aqui é mais ou menos assim. Tem um relógio na rua São Bento aqui em SP que marca os impostos que os Brasileiros pagam por segundo no Brasil... Sempre que passo lá admiro aquela cifra gigante e bizarra e tenho certeza que o problema nunca é a falta de grana pra se investir e criar uma infra-estrutura e sim a forma como esse dinheiro sempre acaba no bolso das elites e mafias locais... No japão existe a Yakusa uma famosa máfia muita exposta pra todo mundo, mas me desculpem eles não chegam nem perto do que os politicos brasileiros fazem por aqui... A população carente ( leia-se escória) não tem diploma e nem estudou direito, logo, fica à merce da elite que faz o que quer com dinheiro e verbas públicas, fazendo com que o Brasil seja 24hs, 365 dias por ano uma grande piada...

A realidade aqui é completamente diferente da do Brasil, o que você conhece do Japão? O que você admira nesse país?
Nossa diferente é uma palavra pequena pra expressar o universo de possibilidades que separa nossa realidade da do Japão... Eu admiro muito a cultura japonesa, pois sou um aficcionado pela arte japonesa seja em pinturas ou esculturas... Não sou muito bom com nomes, logo não vou tentar citar ninguem... Apesar de ser ocidental, a sala da minha casa é uma espécie de pedaço do japão com dragões, samurais, máscaras, espadas e decoração inspirada no Japão, Koreia e Thailandia. Admiro a garra de uma nação de pequenas dimensões geográficas que se ergueu como potência após a segunda guerra e toda barbárie norte-americana em Nagazaki e Hiroshima e a disciplina do povo japonês, pois sou tambem um apreciador de artes-marciais e acho que a base de toda essa cultura tem seu berço nos países orientais como Japão, China, Tailandia, Filipinas e Koreia... Amo tambem o Spectraman e o Ultraseven, que cresci assistindo na televisão, e lógico os games que são incriveis... Alguem ae que queria me convidar para umas férias ? Alêm disso sou um aficcionado por comida japonesa e lógico pela beleza das japonesas ! Hahahahhaha !Nossa como são belas as suas descendentes aqui no Brasil viu !!!!

Que bandas japonesas você conhece? O que mais te impressiona nas bandas japonesas?
Bem você sabe disso já, pois nos e-mails que trocamos já deixei bem claro que sou um grande fan de bandas japonesas... Nesse exato momento por exemplo que respondo essa entrevista estou ouvindo THE EXECUTE, uma das melhores bandas de toda história do punk/hardcore niponico, penso eu... Meu primeiro contato com bandas japonezas foi através de duas coletâneas que eram a “Farewell to Arms” com OUTO, GAZ TUNK, etc, entre outras e depois com a “Thrash till´Death” que tambem contava com outras e outras como SYSTEMATIC DEATH, GAUZE... Eu acho a cena thrash/hardcore japonesa incrível com grandes bandas e otimos discos lançados. Sou fan incondicional do ROSE ROSE e tambem de outras dos anos 80 como SIC, GAUZE, LIP CREAM, GARLIC BOYS, DEATHSIDE, SOB... Mas bandas tambêm de outros estilos (grindcore, punk, crust, etc) algumas tambem que não existem mais, e outras mais recentes como BATTLE OF DISARM, CARCASS GRINDER, BEYOND DESCRIPTION, M.O.M. (Morbid Organs Mutilations), UNHOLY GRAVE, SHIKABANE, FUCK ON THE BEACH, DISCLOSE, BALZAK, REAL REGGAE, VIVISICK, SLIGHT SLAPPERS, THE GAIA (amo essas meninas!!!), CRUCIAL SECTION, RAZORS EDGE e o fantástico GALLHAMMER. Tem outras... Porra vai se fuder, vocês são uns insanos mesmos !!!!! O que me impressiona nas bandas japas e que quando elas escolhem um estilo para tocar elas realemente vao fundo pra beirar a perfeicao...

Há a possibilidade da banda vir para uma turnê no Japão?
Bom, acho que 1,9 % de chance do Bandanos tocar no Japão existe sim, o que é melhor do zero né !? Hahaha, mas falando sério, temos uma “proposta” de alguns shows na Austrália que são algo bem remoto ainda, e como através da Karasu Killer records e outros amigos, temos alguns contatos no Japão... Seria uma idéia interessante uma ponte Austrália x Japão, mas algo que é muito difícel devido aos altos custos, em ambos os países, pra se fazer uma tour deste porte (DIY). Mas não é impossível...É uma idéia que de forma alguma descartamos... Seria demais tocar por ai ao lado de boas bandas que gostamos daí e principalmente junto com o ROSE ROSE (japan Heroes!!!).

Deixe a mensagem do Bandanos para os leitores japoneses.
Meus caros niponicos... Vocês são demais, continuem fazendo bandas maravilhosas e se orgulhem muita de toda sua cena underground e história... Usem bandanas e escutem muito thrash e crossover .Continuem sendo extremos como sempre foram, e por favor não trabalhem demais !!!! Isso é loucura... Escrevam pra gente e peguem nossos materias com a Karasu Killer. Abraços à todos.

Link relacionado:
www.myspace.com/bandanos