home bio releases bands distro how to order contact zine tours f.a.q. links interviews / entrevistas reviews / resenhas

Entrevista: Are You God?
por Rafael Karasu (rafael@karasukiller.com)
publicada originalmente na DOLL (Japão) Nº260
03/2009

ARE YOU GOD? 
PRA COMEÇAR, O INÍCIO.

O Are you God? foi formado em São Paulo em 2000 por João (vocal/guitarra), Bernardo Andrea (baixo) e Carlos Renatão (bateria) e gravou sua primeira demo autoentitulada em 2001 causando boa impressão no meio underground. Provavelmente mais pelo fato de suas 1000 cópias terem sido distribuídas gratuitamente do que pelo seu grindcore altamente técnico com pitadas de death metal. A banda procurou um vocalista para começar a fazer shows mas não teve sucesso. Visto que é mais fácil encontrar bons guitarristas do que vocalistas, João assumiu os vocais e a banda passou a ser um quarteto, com Denis na guitarra nos shows...

1-Are You God? Como estão?
Bem e vocês? 

2- Apresentem para nossos leitores japoneses quem são o ARE YOU GOD? hoje em dia.
Seres Humanos que estão tentando levar a vida a diante e ter uma banda. 

3- Fale um pouco da história da banda, discografia, primeiros shows. qual é o significado do nome?
Começamos em 2000, lançamos  nossa primeira demo em 2001, só a partir daí começamos a fazer shows. Em 2002 soltamos “o Ep Espelho de Carne”. No ano seguinte trabalhamos intensamente num projeto chamado Neon, o disco saiu em 2003, fizemos muitos shows nessa época. No final de 2006 saiu o disco que ainda sendo divulgado, (Miranda) e  acabamos de lançar em março desse ano um split, com os alemães do  Japanische Kampfhörspiele. Quanto ao nosso nome,ainda estamos buscando um significado para ele e uma identidade para nosso som. 

4- Vocês tinham outras bandas antes do AYG?
Sempre tivemos, depois que sai do Sepultura montei o Beegar, junto com Carlos (bateria), que foi o embrião do ayg. O Bernardo(baixo) veio do Dipnoi e hoje em dia toca também no Elma que foi fundado pelo Sérgio (guitarra) que hoje toca também numa banda chamada Jefrey Dahmer. 

5- AYG? Comente as maiores influências da banda.
São muitas, mas acho que as que mais influenciaram diretamente no som são Nasum, Brutal Truth, Napalm Death  e  Japanische Kampfhörspiele. 

6- Todos os membros da banda têm trabalho ou vivem de música? Qual é a maior dificuldade de se ter uma banda no Brasil?
Todos temos outros trabalhos, nunca ganhamos nada com a banda só reclamação das esposas,mesmo que no Brasil não exista dificuldade em formar uma banda, tirando a falta de músicos, dinheiro, equipamentos, lugar para shows e talento. 

7- Do que se tratam os temas abordados em suas letras? Como é o processo de composição?
È um processo muito delicado, elas começam antes de tudo e terminam depois de tudo, são a base do nosso som, tudo aquilo que acreditamos e que um dia esperamos revelar. 

8-O que os membros da banda ouvem atualmente?
Sérgio ouve muito Megadeth, Bernardo Pixies, Carlos Ministry e eu Sepultura. 

9- E sobre os shows? Como é a receptividade do público e Com quais bandas vocês dividiram  palco? Vocês já tiveram algum atrito com os radicais da cena?
Aqui no Brasil qualquer banda pode abrir o Show de bandas internacionais, basta pagar, já fizemos isso com algumas bandas, como Brujeria e Black Dalhia Murder. As pessoas sempre esperam que a gente faça algo diferente nos shows, quando a gente simplesmente sobe no palco e toca, não sinto o mesmo prazer. Quando dá para fazer algo inusitado, a gente se esforça, geralmente são coisas trabalhosas, nunca repetimos uma idéia. Coisas como deixar o baterista sozinho no palco enquanto a banda toca escondida ou colocar outras pessoas tocando nossas músicas em nosso lugar, As vezes idéias mais extremas onde a gente não executa praticamente nada da banda não são bem aceitas pelo público, mas são as mais comentadas. Não tem como alguém sem mais radical do que a gente. 

10- Explique para nossos leitores japoneses sobre o clássico concerto do Telão no Sesc em 2003, como foi? Existe a possibilidade do Are You God? realizar um outro show igual a esse?
Só lembro hoje em dia que deu muito trabalho, basicamente era a banda tocando ao vivo e o vocal gravado, só que em áudio e vídeo, sendo exibido numa imensa tela de cinema, cada música foi filmada em um lugar diferente, num único take, sem regravações ou edições, foi um grande show, que juramos não repetir, só abriríamos uma exceção no outro lado do mundo. Procurem no youtube- “Are You God? SESC 2003".  

11- Vocês se consideram um grupo grindcore?
Sim, mas não só isso, gostamos de todas as vertentes extremas da música, espero que elas estejam todas ali no nosso som. 

12- As bandas de  grindcore no brasil têm uma boa produção, existem muitas bandas realizando esse tipo de sonoridade? organizando festivais e lançando discos?
Vão aparecendo e vão sumindo. Ultimamente estamos numa fase sombria. A gente segue a linha de falar bem de todo mundo, ajuda a cena crescer.

13-. Você chorou quando ficou sabendo da morte de Jesse Pintado (ex guitar do Napalm, que estava pra voltar com Terrorizer)??? 
Tinha falado com ele pelo telefone dias antes, ele estava mal, precisando de ajuda, acho que foi o caminho que ele escolheu, fico triste e honrado em ser o dono do último riff dele.

14- Qual visão que vocês têm sobre viver de música e no que o grindcore contribuiu com isso?
Se tivessemos pensado nisso não teriamos escolhido esse estilo. 

15- Cada vez mais se fala da corrupção, violência e desemprego no Brasil, que futuro você vê para o país?
Aqui tem tudo isso, mas o também não vivemos igual a robôs, não temos disciplina, então acho que não terá jeito. O povo quer assim. 

16- Como é viver nessa Selva de Pedra que é São Paulo?
Se você tem dinheiro tem tudo que o resto do mundo oferece, O difícil aqui é ganhar dinheiro. 

17-Seria muito bom um dia ter a banda para uma tour no Japão, você acha que há possibilidade?
Não custa sonhar. 
 
18-O que vocês conhecem sobre bandas Grind japonesas? Que bandas vocês mais gostam e o que impressiona nelas?
Curto muito 324 e o mestre Merzbow, esperamos aumentar o contato com as bandas do Japão. 

19- Comente sobre o que você conhece do Japão? O que você admira nesse país?
Além da comida,todos meus vizinhos são japoneses, aqui em São Paulo somos fortemente influenciados pela cultura Japonesa. 

20- Deixe sua mensagem para os leitores japoneses da Doll Magazine.
É surreal pra gente estar divugando algo no outro lado do mundo, pedimos desculpas por não ter a capacidade de produzir mais rápido e de maneira mais eficiente. 

Contato:
www.myspace.com/areyougod
www.travoltadiscos.blogspot.com