home bio releases bands distro how to order contact zine tours f.a.q. links interviews / entrevistas reviews / resenhas

Entrevista: Darge
por Glauco Mingau (Death from Above) (glauco.mingau@gmail.com)

Fotos: Eder Sales Cave

07/2011

Darge

01-Quando e como montaram a banda? Faça um breve histórico.
Oze: depois que minha antiga banda, ARIZE acabou em 2003, eu forcei meus amigos os meus amigos e formei o Darge no verão de 2004. Nós eramos 4 quando começamos, mas depois de algumas mudanças, ficamos somente nós 3.

02- Quem são os membros da banda e o que tocam?
Oze: OZE – guitarra e vocal, RAFA – baixo, SHINNOSUKE - bateria

03- Vocês tem ou tiveram outras atividades além da banda? outras bandas, selo, fanzines, etc...
Oze: eu estou só tocando no Darge, Rafael esta em uma banda ultra metallic thrash, N.E.K. e ele tem uma selo chamado KARASU KILLER RECORDS. Shinnosuke está em uma nova banda de new wave gothic punk chamada JUBILEE.

04-Quais são suas influências musicais e quais são suas bandas favoritas?
Oze: Gosto muito do S.D.S. e Hardcore da Europa e muitas outras bandas de punk hardcore, Rafael é influenciado pelo punk, hardcore, Grindcore, Metal concerteza e agora ele está escutando muito Metal, Doom, Stoner, Shinnosuke escuta umas doideiras que eu não sei muito bem! Cada um de nós temos gostos diferentes, eu não sei por que, mas a gente se diverte !!!

05-Como é a cena local, quais são as bandas mais amigas, espaços para evento, interação de publico e banda, enfim, existe uma cena ativa e apoio do publico que vai aos shows?
Oze: A cena local para punk e hardcore não que seja grande, mas o numero de bandas e eventos estão aumentando e assim a cena esta crescendo! Não existe nenhuma banda especial que seja mais próxima de nós. Todo mundo tem seu próprio pensamento e eu sou inspirado por isso. Existem algumas casas de shows e bares em Gifu que podemos fazer shows, mas nossos principais locais são Gifu 51 e King Biscuit! Muitos Brasileiros, Americanos, Argentinos, etc. Vem à nossa gig pelo Rafael, o publico pode gostar da atmosfera da mistura entre japoneses e estrangeiros. Por enquanto não tivemos nenhum problema entra os diferentes tipos de públicos, todos eles cooperam nas casas shows e eventos. Se problemas acontecem, bandas e casas de shows estarão em situação difícil e o publico não será capaz de ter bons momentos, então os amigos do Darge são úteis!

06-Sabemos que no japão há uma cena punk, hardcore muito grande e ativa, apesar de ser uma país pequeno. Existem punk, anarcho, hardcore, crust, etc.. Existe alguma diferença entre cenas no Japão, digo no sentido de frequentarem (ou não) os mesmos shows, ou se existe brigas e divergências entre a cenas no japão?
Oze: Todas as bandas punks e hardcores japonesas são boas. Todos eles apóiam em tours e se preocupam com as outras bandas do exterior. Eles estão fazendo um bom trabalho considerando sua condição de vida. Ate onde eu sei, não existem brigas e nenhum problema entre os diferentes tipos de pessoas. Todos eles comportam-se segundo os seus próprios gostos de música, atitudes e modas!

07-Em maio de 2010, o Darge foi fazer uma turnê no Brasil. O que vocês gostaram nessa tour e como foi a experiência em conviver com tantas cenas diferentes, lugares, comidas e bebidas. Teve alguma coisa que vocês não gostaram? ou algo que incomodou vocês? faça um resumo geral dessa experiência no Brasil.
Oze: Foi difícil, Como a primeira tour do Darge em país estrangeiro foi o Brasil, mas tudo eram tão fresco e muito estimulante! Pessoas em cada lugar tinham estilos de banda diferente, gosto da música e da moda! A cidade mais impressionante para mim foi Goiânia, havia muito publico e a atmosfera era tão grande e quente! E também ficamos felizes tocando uma música cover do DISCLOSE com Glauco (DEATH FROM ABOVE). Mas decidimos ter a sessão em nenhum momento por isso tivemos de ir e comprar Divulgar de CD there. Sábia comida, eu realmente gostei de um grande hambúrguer chamado “X-Tudo”. E o churrasco que teve na casa da Cherry (HELL SAKURA) foi tão saboroso! Fiquei surpreso havia água com gás e sem! Eu queria ter uma sem, mas eu comprei uma com gás por erro. Nós esperamos algumas desvantagens antes de turnê brasileira, mas não conseguimos lidar com um furo no bumbo e do banco para a bateria, era cadeira comum e não pudemos obter o som do amplificador de baixo. Nós somos uma banda por isso não podemos tocar sem ajuste apropriado, mesmo no básico.

8. Sobre as bandas que o Darge tocou quais as que mais impressionou e porque?
Oze: A banda mais impressionante que eu vi no Brasil foi "Lobotomia"! Eu já gostava deles antes de eu ir para o Brasil e eu estava tão feliz que eu podia vê-los tocando minha música favorita "NADA E COMO PARECE' ao vivo! E aconteceu deu gostar de um monte de bandas brasileiras como 'NO MASTERS', “DEATH FROM ABOVE”, 'DESASTRE', UNFIT SCUM','NUCLEAR FROST',' TERROR REVOLUCIONARIO ", UNDER THE RUINS", "DER" etc.

9.Depois da turnê brasileira em 2010, resultou no lançamento de um DVD, como foi a produção ? A banda tinha em mente o que queria captar? E como surgiu a idéia de colocar bônus das bandas que vocês tocaram juntos? Como está a divulgação? Receberam boas criticas sobre o dvd?
Oze: Fizemos nosso DVD da tour com o Sr. Yumikes e o tecnico de edição da Empresa MCR em Kyoto! Decidimos a estrutura do DVD antes de irmos para o Brasil mas, na realidade, nós não poderíamos filmar o que queríamos, então ele não se tornou como nós planejamos. sim, tínhamos plano de colocar bandas brasileiras em nosso DVD. Queríamos que os japoneses conhecesse sobre as bandas brasileiras, que nós vimos lá. We distribuímos os DVDs com as lojas no Japão, que têm ligações com a empresa MCR. Nós também enviamos alguns exemplares para o Brasil! Umm, eu não sei sobre opiniões? Mas estamos felizes que nós fizemos um DVD divertido e perverso como nós.

10-Quais são os próximos planos da banda? Querem voltar para o Brasil? Quais são os próximos lançamentos?
Oze: Estaremos lançando o CD “4 WAY FOR DESTRUCTION 2” pelo selo do Rafael KARASU KILLER RECORDS. A idéia de fazer este CD veio de nosso CD tour. Este CD inclui DARGE e DISGUST do Japão e DEATH FROM ABOVE UNFIT SCUM do Brasil! Nós vamos ter o show de lançamento do CD no “Gifu 51” dia 27 de agosto. DARGE, DISGUST (Nagoya), UNHOLY GRAVE (Nagoya), RIVERGE (Osaka) e GID vai tocar! Eu gostaria de voltar para o Brasil novamente, mas isso depende da nossa situação financeira e tempo! Na realidade, é muito difícil.

11 - Valeu pela entrevista e deixe um recado para todos os fãs do Darge e para os leitores do zine.
Oze: Confiram o CD '4 WAY FOR DESTRUCTION 2 '. Ficaremos satisfeitos se você sentir alguma coisa depois de ouvi-lo. Vamos nos encontrar no show se formos para o Brasil de novo!

Contato:
dargepunk@yahoo.com
rafael@karasukiller.com
http://www.myspace.com/dargepunk